KTM BIKES BRASIL

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) de São Paulo está testando uma nova sinalização para motos e bicicletas na capital paulista. Trata-se do mundialmente conhecido “bike box”.

O bike box é uma área delimitada exclusivamente para motos e bicicletas. A ideia é que os ciclistas e motociclistas possam esperar o semáforo abrir em um espaço à frente dos carros, permitindo que os veículos sobre duas rodas dêem a largada antes.

 

A sinalização de solo está em caráter de teste em dois locais: no cruzamento da Avenida Rebouças (sentido Centro) com a Rua Estados Unidos e no Viaduto do Chá, no cruzamento com a Rua Xavier de Toledo. A medida chegou ao centro nos últimos dias do mês de Abril e, nos Jardins, no dia 06 de maio.

 

bike box

 

CET afirma que a escolha dos locais foi feita com base no volume de motocicletas e bicicletas que passam nas vias eleitas.

A ideia do bike box é aumentar a segurança de quem está mais vulnerável nas vias. No caso, ciclistas são mais vulneráveis que motociclistas, que por suas vez são mais vulneráveis que os carros. A regra é simples: o maior protege o menor.

A ideia é bem-vinda principalmente aos ciclistas, que devem sempre sair à frente dos motorizados, garantindo sua visibilidade e ganhando espaço de arrancada, por uma questão de segurança. Só para citar algumas cidades, Londres, Toronto, Tóquio e Barcelona são adeptas ao bike box.

 

Fonte: movimentoconviva.com.br

Topo da PáginaTopo da Página
Voltar para página principalVoltar para página principal