Fernando Haddad, prefeito de Sao Paulo, assinou decreto que obriga as novas edificaçoes de Sao Paulo a oferecerem vagas de estacionamento para bicicletas.Os espaços deverão ter, no mínimo, 1,8 metros de comprimento para cada bike, e a nova regra também é válida para os prédios que fizerem reformas em suas estruturas. Anteriormente, não havia nenhuma exigência deste tipo na cidade.
A nova lei entrou em vigor no dia 29 de maio e representa condiçao para a liberaçao das obras. ou seja, caso o edificio nao respeite os padroes ou ignore a determinaçao legal, a obra poderá ser embargada.
As vagas destinadas às bikes devem ficar isoladas dos estacionamentos convencionais e precisam ficar no piso mais perto das áreas de circulação de pessoas, para facilitar o deslocamento dos ciclistas até as vagas. Além disso, os responsáveis pela obra do prédio precisam instalar suportes para prender as bicicletas, a uma distância mínima de 75 centímetros, uma das outras.
Mesmo com a lei em vigor, as edificações que não oferecem estacionamento convencional e aquelas localizadas nas ruas em que o tráfego de bikes não é permitido ficam isentas à determinação aprovada por Haddad.
A lei também vincula o número mínimo de vagas para bicicletas à quantidade de vagas disponíveis para os automóveis. Porém, nos estacionamentos que têm mais de cem vagas, a taxa de espaços para bicicletas cai para 5%.
Grande evoluçao para a cidade de Sao Paulo.
Imagem: mountainbikebrasilia.com.br